A Secretaria Municipal de Cultura de Cornélio Procópio recebeu um acervo fotográfico de valor inestimável para a memória do Norte do Paraná. A doação, que retrata a construção da linha férrea responsável pelo surgimento de diversas cidades da região, foi oficializada por Constantino Bussyguin, representante da Igreja Ortodoxa Russa São Nicolau, de São Paulo.

O material histórico é composto por dois álbuns, totalizando 288 fotografias raras, além de uma página de revista de época sobre a ferrovia. O álbum maior preserva 221 imagens e o menor contém outras 67 fotos. Datados entre 1930 e 1932, os registros capturam o avanço dos trilhos no trecho entre Ourinhos (SP) e Jataizinho (PR), passando diretamente por Cornélio Procópio.

Com o objetivo de democratizar o acesso a esse patrimônio, a Secretaria de Cultura anunciou que fará uma seleção dessas imagens para transformá-las em grandes painéis, que integrarão uma exposição fotográfica pública aberta a toda a comunidade. A data ainda será definida.

Preservação da Memória Coletiva

As relíquias fotográficas pertenciam originalmente a uma paroquiana da igreja em São Paulo, cujos pais trabalharam na implantação da malha ferroviária e residiram temporariamente em Cornélio Procópio. Para o secretário de Cultura, Ruy Sampaio, o acervo possui uma relevância imensurável para a identidade local.

“São fotografias feitas há 94 anos, um período anterior à própria emancipação política de Cornélio Procópio. Elas revelam visualmente como a nossa história começou”, destaca Sampaio.

O conjunto de imagens documenta o forte impacto e a influência britânica na engenharia e na colonização regional. Entre as principais curiosidades registradas pelo acervo, destacam-se:

Cenário Natural e Desafios: Flagrantes da mata nativa fechada e o encontro dos trabalhadores com animais peçonhentos, como cobras.

Cotidiano dos Pioneiros: As primeiras habitações rudimentares, os primeiros veículos que circularam pela região e o dia a dia dos operários da linha férrea.

A Visita Real de 1931: O registro do célebre pórtico de madeira construído na estação ferroviária com a saudação “Welcome”, feito para recepcionar o Príncipe de Gales (futuro Rei Eduardo VIII) e sua comitiva em março de 1931 — evento que marcou o auge da expansão ferroviária na região, sob a hospitalidade do pioneiro Barbosa Ferraz.

O “Cardápio de Despedida” do Coronel MacDonald

Outra grande raridade encontrada no acervo é o registro, datado de 3 de fevereiro de 1932, do menu oficial do jantar de despedida do Coronel A.C. MacDonald, figura de destaque na liderança dos trabalhos ferroviários, ocorrido na Casa Sete. O documento exibe detalhes curiosos e bem-humorados da gastronomia improvisada da época, misturando iguarias locais com itens importados:

– Sopa de Crise (não tem)

– Peixe Fresco de Congonhas ou Bolas de Peixe à la Figsbury

– Aspargo Frio à Nova Scocia

– Peru de Jacarezinho, com Presunto de Lata

– Batatas à la Walton e Ervilhas Londrinas

– Torta de Creme Don Arturo

– Vinho do Rheno, Champagne, Café, Licores, Charutos, Phosforos e Cigarros

A data de lançamento da exposição fotográfica com os painéis selecionados será divulgada em breve pela Secretaria de Cultura.

Cornélio Procópio recebe doação de fotos históricas dos anos 1930 e anuncia exposição pública

Cornélio Procópio recebe doação de fotos históricas dos anos 1930 e anuncia exposição pública

Asimp/